#TOLERÂNCIA203 - O VALOR DOS INIMIGOS
Todos os dias recebo na minha caixa de emails principal um email da "Sélection Quora". O de hoje dava destaque a duas publicações do "Cercle des entrepreneurs" (Círculo de Empreendedores, "Associação de empresários reunida 'online' com o objetivo de promover o empreendedorismo").
A primeira das publicações é de Emmanuel Kasongo, que se apresenta como co-fundador do Círculo de Empreendedores Africanos, e diz dele mesmo o seguinte: «Olá, Sou o Emmanuel Kasongo, também conhecido como Emmanuel.tmt, jovem empresário congolês residente em Lubumbashi. Sou designer gráfico, 'community manager' e coach em desenvolvimento pessoal e financeiro. Jovem empreendedor e apaixonado por tudo o que diz respeito ao digital, inovação, tecnologias, finanças, avicultura e empreendedorismo, acompanho criadores de empresas, figuras públicas e políticas em diversas áreas. Cultivo um espírito de iniciativa e inovação, transmitindo a minha paixão pelo digital através das minhas criações gráficas e diversas competências.»
Embora o Sélection Quora divulgue o texto hoje, a data da publicação original é de 13 de Dezembro do ano passado. Depois de o ler, li também os comentários que recebeu. Acho o texto interessante, decidi juntá-lo aos meus recursos da Pedagogia da Tolerância.
O texto tem como título: "Os inimigos desempenham um papel crucial." É curto, lê-se bem.
"Para acedermos plenamente ao amor e à compaixão, é indispensável praticar a paciência e a tolerância.
É por isso que devemos esforçar-nos por encarar o ódio de um inimigo como uma oportunidade para fortalecer a nossa paciência e tolerância, tratando os nossos inimigos com a maior atenção,
precisamente pelas oportunidades que nos oferecem para amadurecer.Os inimigos são por vezes mais úteis do que os amigos. Sim, se analisarem bem as coisas, perceberão que são eles os vossos verdadeiros amigos. Porque são implacáveis, não vos poupam, sublinham tudo o que está mal.
Dir-me-eis: «Mas muitas vezes exageram!» Sim, é verdade, mas não importa, servem-vos como microscópios, e isso é muito útil por vezes, os microscópios; os cientistas usam-nos todos os dias. Permitem ver pormenores que, de outro modo, passariam despercebidos.
Portanto, se querem verdadeiramente progredir, têm de aceitar a ideia de que os vossos inimigos são frequentemente mais úteis do que os vossos amigos. São eles que vos obrigam a trabalhar, a corrigir-vos, a encontrar soluções para os problemas que vos colocam e, assim, graças a eles, tornam-vos mais fortes, mais inteligentes."(1)
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس
(1) https://cercledesentrepreneurs.quora.com/Les-ennemies-jouent-un-r%C3%B4le-crucial
Sem comentários:
Enviar um comentário