#TOLERÂNCIA208 - DE VOLTA A GANDHI, À TOLERÂNCIA MÚTUA
Na estação da #TOLERÂNCIA10 parámos para ouvir Gandhi. Ele falava da "Tolerância Mútua".
Guardei um apontamento dessa etapa, a ideia era lá voltar. Aconteceu hoje.
Na obra da UNESCO "Todos os homens são irmãos", , na edição comemorativa do centenário 1869-1969, na página 143, transcreve-se este pensamento de Gandhi:
«A regra de ouro do comportamento é, portanto, a tolerância mútua, uma vez que nunca pensaremos todos da mesma forma e apenas veremos a Verdade em fragmentos e sob diferentes perspectivas. A consciência não é igual para todos. Assim, embora seja um bom guia para a conduta individual, impor essa conduta a todos constituirá uma intolerável interferência na liberdade de consciência de cada um.»
Mahatma Gandhi nunca ganhou o Prémio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes, em 1937, 1938, 1939, 1947 e, finalmente, poucos dias antes do seu assassinato em Janeiro de 1948. O
comité organizador do Nobel, que, ao que parece, até por volta de 1960, tinha uma preferência muito especial por candidatos europeus e norte-americanos, ter-se-á arrependido das suas opções contra Gandhi.Gandhi não foi um santo, mas quantos dos laureados com o Prémio Nobel da Paz o foram?
Várias vezes Gandhi usou a adjectivação "mútuo/a", e não apenas em relação a sentimentos positivos; por exemplo, ele também falou em "inveja mútua".
Esta ideia, esta dinâmica comportamental da mutualidade, da reciprocidade, tem um potencial de modificação positiva do relacionamento entre pessoas e grupos muito grande. Não vou riscar de vez esta estação.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس
Sem comentários:
Enviar um comentário