quinta-feira, julho 17, 2025

#TOLERÂNCIA200 - SOBRE O TREINO DA TOLERÂNCIA

#TOLERÂNCIA200 - SOBRE O TREINO DA TOLERÂNCIA

"Alguns irmãos que visitavam um santo ancião que vivia num lugar deserto depararam-se com algumas crianças à volta do seu mosteiro que estavam a guardar [animais] e a fazer comentários impróprios. Depois de revelarem ao santo homem os seus 'logismoi' [termo grego que significa pensamentos /impulsos /tentações intrusivos na mente, que podem levar a comportamentos condenáveis] e de terem beneficiado da sua sabedoria, perguntaram-lhe: «Abba [Pai], como é que toleras estas crianças e não lhes dizes para não serem tão barulhentas e inconvenientes?» O ancião respondeu: «De facto, há dias em que gostaria de lhes dizer [isso], mas repreendo-me a mim mesmo, dizendo-me: 'Se não consigo suportar este pequeno [incómodo], como poderei resistir a uma tentação grave se ela se abater sobre mim?' Por isso não lhes digo nada, para assim me fortalecer e conseguir tolerar as coisas mais sérias e difíceis que me sobrevenham.»

O parágrafo anterior contém um dito/feito dos Padres do Deserto (peguei-o no "The Anonymous Sayings
of the Desert Fathers" a Select Edition and Complete English Translation por John Wortley, Cambridge University Press, 2013).

Penso que o texto pode animar uma sessão de dinâmica de grupo à volta do tema da Tolerância, e proponho três linhas de exploração da história:

1) Chamando a atenção (a partir da atitude do velho sábio) para a evidência de que a Tolerância não está adquirida uma vez por todas, mas que precisa de ser treinada, sugerir que, em 2-3 minutos, cada participante escreva num papel uma situação do dia-a-dia que os irrite habitualmente. A seguir, cada um lê ao grupo o que escreveu. A tarefa do grupo consiste em os participantes proporem-se reciprocamente maneiras de transformar os incómodos apresentados em treino de Tolerância ou Paciência.

2) Com base no exemplo do santo ancião, que em vez de repreender as crianças se repreende a si mesmo, que estratégias pode cada um usar para autorregular as emoções, os sentimentos e os impulsos, antes de agir? (É novamente o grupo que reciprocamente sugere a um e a todos tais estratégias)

3) As crianças do texto estão fora do mosteiro, estão "à volta do seu mosteiro". Desafio para o grupo: como equilibrar a aceitação do outro (por ex: diferenças pessoais, de idade, barulho, linguagem rude) com limites saudáveis numa relação de vizinhança?

Bem, muito mais coisas se poderiam explorar, mas a nossa sessão é de apenas uma hora. Para outras coisas, precisaremos de mais horas. Assim elas surjam.

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