terça-feira, março 04, 2025

#TOLERÂNCIA65 - AS LIÇÕES ANCESTRAIS SÁBIAS

 #TOLERÂNCIA65 - AS LIÇÕES ANCESTRAIS SÁBIAS

Há muitas lições sábias, ancestrais, acerca da Tolerância. Os livros de Meditação estão cheios delas, tanto os bons como os assim-assim; e também os maus. Por outro lado, as lições sábias acerca da Tolerância não são um exclusivo da Sabedoria Oriental, há certamente também coisas boas a Ocidente, não podemos é desvalorizá-las, ciliciando-nos por tanta intolerância, ganância e sentimento de superioridade que o Ocidente tenha produzido ao longo da História da Humanidade. Aliás, a Oriente também há muitos telhados de vidro...

Duas lições sábias, desta vez. Já compõem bem uma sessão do nosso Seminário Anual, extensivo.

1.ª lição: O MESTRE E O COPO DE ÁGUA

Um aluno chegou junto do mestre e disse-lhe:
– Mestre, não consigo tolerar as pessoas que pensam diferente de mim.
O mestre não lhe disse nada, em vez disso foi buscar um copo de água suja, entregou-lho e perguntou-lhe:
– O que vês aqui?
– Água suja – respondeu o aluno.
O mestre deixou o copo em repouso por alguns minutos e indicou ao seu discípulo:
– Olha outra vez para o copo. Que vês tu agora?
O aluno viu que a sujidade se tinha depositado no fundo, e a água estava límpida. O mestre então explicou:
– A tolerância é como esse copo. Se deixares as diferenças acomodarem-se, encontrarás clareza e paz.


2.ª lição: OS DOIS LOBOS

[esta lição, conheci-a ligada aos velhos chefes índios peles-vermelhas. Gosto desta versão (tantas há, na tão humana acção de quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto), que explicita a tolerância e a intolerância.]

Um velho índio confidenciou um dia ao seu neto, que o escutava com muita atenção:
– Dentro de mim há uma batalha entre dois lobos. Um é o lobo do ódio, da intolerância e do medo. O outro é o lobo do amor, da compreensão e da tolerância.
O neto ouviu o avô e logo perguntou:
– E qual é o lobo que vence, avô?
O velho sábio respondeu ao neto:
– Aquele que eu melhor alimentar.

Definir a Tolerância — e supondo que seria possível compor uma que fosse satisfatoriamente consensual — é para a Pedagogia e a Educação um beco sem saída, sem eficácia na mudança de comportamentos; numa palavra, inútil. Inútil do ponto de vista da acção.

Conversar uns com os outros à volta de situações-gatilho como estas, em sessões de trabalho sabiamente moderadas, pode ter um efeito modificador das mentes e dos comportamentos apreciável.

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