Usando o chamado "método da triagem sucessiva" (numa versão adaptada ao meu propósito), pedi aos
meus alunos que fizessem uma lista de 6 palavras que rapidamente, quase automaticamente, associassem à palavra Tolerância.
A primeira fase foi de trabalho individual; as seguintes também foram, mas orientadas na base de instruções fechadas. Oportunamente, numa espécie de apêndice, explicarei com detalhe o pensamento que tenho acerca do "método da triagem sucessiva"; e também como o usei nesta aplicação em específico.
A seguir apresento os resultados das 5 turmas:
11.º INT (6) | 11.º OE (5) | 12.º C2 (18) | 12.º H1 (25) | 12.º H2 (18) |
Aceitação Respeito Limites Compreensão Paciência Preconceito Educação Amar | Paciência Limites Respeito Compreensividade Calma Humildade Tempo / Horas | Empatia Compreensão Paciência Respeito Calma Abertura Suportar | Compreensão Empatia Paciência Respeito Flexibilidade Limites Aceitação Maturidade | Compreensão Respeito Maturidade Paciência Empatia Controlo Cooperação Ouvir |
Algumas informações de contextualização:
- A tarefa foi realizada nas 5 turmas no espaço de 2 semanas de aulas seguidas, aproveitando a oportunidade duma aula no horário da turma.
- Em nenhuma das turmas a tarefa foi realizada na sequência directa da exploração dum conteúdo programático específico.
- As 3 turmas do 12.º ano (prosseguimento de estudos) têm um programa de conteúdos de aprendizagem, o 11.º do curso profissional de Interpretação Actor/Actriz tem outro, e o curso profissional de Organização de Eventos tem outro.
- Os alunos mais novos têm 16 anos e há 2 com 20 anos.
- São 47 raparigas e 25 rapazes.
- Em todas as turmas faltou, no dia da tarefa, pelo menos 1 aluno; em três turmas faltaram 2.
- A lista está organizada por pontuação: estas foras as características, ou descritores, que receberam mais escolhas individuais nas etapas finais da triagem sucessiva. A primeira da lista foi a que recebeu mais escolhas, e assim sucessivamente, sem que haja duas características com o mesmo número de escolhas (quando tal acontecia, procedia-se a um desempate, sempre por escolha individual escrita).
- A presença do conceito "compreensividade" testemunha que os alunos eram livres de escreverem o que quisessem, excepto palavras da mesma família (tolerante, intolerância, tolerar, etc.); testemunha também que, mesmo que estranhos ou pouco usuais, quaisquer conceitos poderiam ser assimilados pelo grupo-turma. Assimilados, aceites e adoptados.
- Finalmente, fui sempre eu a conduzir a tarefa em sala de aula.
Numa primeira análise, simples, como aqui não pode deixar de ser, que se pode constatar?
- Há uma grande homogeneidade de resultados.
- O tamanho do grupo não parece afectar os resultados globais, a homogeneidade mantém-se.
- Há 3 características, ou descritores, comuns às 5 turmas: paciência, respeito e compreensão.
- Uma conclusão parece óbvia: a rapaziada tem um entendimento acerca do que é a tolerância que está perfeitamente alinhado com o que os adultos, em geral, e os especialistas (da Psicologia, da Sociologia e da Educação), em particular, entendem por Tolerância.
- As características (descritores) divergentes são mais-valias que enriquecem o universo da composição, variáveis e dimensões da Tolerância, ajudando a fazer pontes, ligações, a outros conceitos das dinâmicas das relações entre as pessoas e os grupos.
À Pedagogia e à Educação da Tolerância, parece que se torna evidente que tarefas, exercícios, actividades, jogos, ou dinâmicas de grupo com o foco na educação da Paciência, do Respeito e da Compreensão interpessoal podem trazer ganhos na atitude e nos comportamentos de Tolerância.
No futuro, noutras ocasiões, voltaremos a estes perfis, para reflexões e análises mais finas; e também para a partir deles criarmos propostas de trabalho.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التسامح,
Sem comentários:
Enviar um comentário