sábado, fevereiro 22, 2025

#TOLERÂNCIA 55 - O PERFIL DA TOLERÂNCIA

 #TOLERÂNCIA 55 - O PERFIL DA TOLERÂNCIA

Usando o chamado "método da triagem sucessiva" (numa versão adaptada ao meu propósito), pedi aos
meus alunos que fizessem uma lista de 6 palavras que rapidamente, quase automaticamente, associassem à palavra Tolerância.

A primeira fase foi de trabalho individual; as seguintes também foram, mas orientadas na base de instruções fechadas. Oportunamente, numa espécie de apêndice, explicarei com detalhe o pensamento que tenho acerca do "método da triagem sucessiva"; e também como o usei nesta aplicação em específico.

A seguir apresento os resultados das 5 turmas:

11.º INT (6)11.º OE (5)12.º C2 (18)12.º H1 (25)12.º H2 (18)
Aceitação
Respeito
Limites
Compreensão
Paciência
Preconceito
Educação
Amar
Paciência
Limites
Respeito
Compreensividade
Calma
Humildade
Tempo / Horas
Empatia
Compreensão
Paciência
Respeito
Calma
Abertura
Suportar
Compreensão
Empatia
Paciência
Respeito
Flexibilidade
Limites
Aceitação
Maturidade
Compreensão
Respeito
Maturidade Paciência
Empatia
Controlo
Cooperação
Ouvir  

Algumas informações de contextualização:

  • A tarefa foi realizada nas 5 turmas no espaço de 2 semanas de aulas seguidas, aproveitando a oportunidade duma aula no horário da turma.
  • Em nenhuma das turmas a tarefa foi realizada na sequência directa da exploração dum conteúdo programático específico.
  • As 3 turmas do 12.º ano (prosseguimento de estudos) têm um programa de conteúdos de aprendizagem, o 11.º do curso profissional de Interpretação Actor/Actriz tem outro, e o curso profissional de Organização de Eventos tem outro.
  • Os alunos mais novos têm 16 anos e há 2 com 20 anos.
  • São 47 raparigas e 25 rapazes.
  • Em todas as turmas faltou, no dia da tarefa, pelo menos 1 aluno; em três turmas faltaram 2.
  • A lista está organizada por pontuação: estas foras as características, ou descritores, que receberam mais escolhas individuais nas etapas finais da triagem sucessiva. A primeira da lista foi a que recebeu mais escolhas, e assim sucessivamente, sem que haja duas características com o mesmo número de escolhas (quando tal acontecia, procedia-se a um desempate, sempre por escolha individual escrita).
  • A presença do conceito "compreensividade" testemunha que os alunos eram livres de escreverem o que quisessem, excepto palavras da mesma família (tolerante, intolerância, tolerar, etc.); testemunha também que, mesmo que estranhos ou pouco usuais, quaisquer conceitos poderiam ser assimilados pelo grupo-turma. Assimilados, aceites e adoptados.
  • Finalmente, fui sempre eu a conduzir a tarefa em sala de aula.

Numa primeira análise, simples, como aqui não pode deixar de ser, que se pode constatar?

  • Há uma grande homogeneidade de resultados.
  • O tamanho do grupo não parece afectar os resultados globais, a homogeneidade mantém-se.
  • Há 3 características, ou descritores, comuns às 5 turmas: paciência, respeito e compreensão.
  • Uma conclusão parece óbvia: a rapaziada tem um entendimento acerca do que é a tolerância que está perfeitamente alinhado com o que os adultos, em geral, e os especialistas (da Psicologia, da Sociologia e da Educação), em particular, entendem por Tolerância.
  • As características (descritores) divergentes são mais-valias que enriquecem o universo da composição, variáveis e dimensões da Tolerância, ajudando a fazer pontes, ligações, a outros conceitos das dinâmicas das relações entre as pessoas e os grupos.

À Pedagogia e à Educação da Tolerância, parece que se torna evidente que tarefas, exercícios, actividades, jogos, ou dinâmicas de grupo com o foco na educação da Paciência, do Respeito e da Compreensão interpessoal podem trazer ganhos na atitude e nos comportamentos de Tolerância.

No futuro, noutras ocasiões, voltaremos a estes perfis, para reflexões e análises mais finas; e também para a partir deles criarmos propostas de trabalho.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التسامح

Sem comentários:

Enviar um comentário