#TOLERÂNCIA 46 - TOLERÂNCIA, INDIFERENÇA, PRAGMATISMO
Se há preocupação, bem, não é só preocupação, é preocupação e necessidade que se mantém com a intensidade inicial do ponto de partida desta caminhada é a de perceber bem o que é a tolerância, o que é e o que não é.
Nesta altura, o caminho desconhecido, aberto, por que optei, desde a primeira hora, caminhar, leva-me, como já tinha deixado indicado, à distinção entre Tolerância, Indiferença e Pragmatismo.
A razão prende-se com a constatação de que com frequência se critica a defesa da Tolerância dizendo que, no fundo, não se está a falar de Tolerância, mas sim de indiferença ou pragmatismo. Será verdade?
Muito bem, vamos tentar ver o que aproxima e o que distingue os três conceitos.
Duma forma quase grosseira, direi, muito pão-pão, queijo-queijo, direi que na Tolerância reconheço o Outro e admito a sua existência; na Indiferença, não ligo a que o Outro exista, na condição de que ele não me perturbe; no Pragmatismo, já que o Outro existe, vou ser prático, já que ele existe, que ele me traga alguma utilidade.
Na Tolerância domina a alteridade (Eu e o Outro somos, mas somos diferentes); na Indiferença domina o egocentrismo (Eu sou, o Outro não sei, não me interessa); no Pragmatismo domina o interesseirismo (Eu alguma coisa tenho a ganhar com o Outro, só assim ele me interessa).
Do ponto de vista da aceitação do Outro, na Tolerância, antes de se dizer que se aceita o Outro, deve-se dizer que se suporta o Outro; na Indiferença não se põe a questão de aceitar o Outro ou não, ele simplesmente é ignorado por mim, passo ao lado dele; no Pragmatismo, se o Outro me traz um ganho (ou se, no mínimo, não provoca que eu perca um ganho), o reconhecimento do Outro é puramente funcional.
Exemplos concretos a partir duma mesma situação ou condição: fumar.
Tolerância: detesto o tabaco, detesto fumar, mas um amigo meu fuma muito, até fuma à minha frente muito mais do que queria; só que ele é meu amigo e eu não quero entrar em conflito com ele. Vou tentar inalar o menos possível o fumo do seu tabaco. O meu envolvimento afectivo com o Outro é autêntico, é forte, é importante para mim.
Indiferença: detesto o tabaco, detesto fumar, na rua onde vivo muitos fumam. Quero lá saber, que levem com cancros nos pulmões em cima, que aguentem os cancros, é isso, quero lá saber, desde que não me chateiem... O meu envolvimento afectivo com o Outro é frio, é nulo, ele não tem qualquer importância para mim.
Pragmatismo: detesto o tabaco, detesto fumar, só que tenho um bar em que a maior parte dos clientes fuma, eles entram no bar para comprar tabaco, acabam por se sentar e consomem no bar, alguns são mesmo muito bons clientes. O meu envolvimento afectivo com o Outro é instrumental, convém-me a sua presença, é importante para o meu negócio.
A Tolerância é sempre boa? Não, não é. Por exemplo, não devemos tolerar a exploração salarial dos trabalhadores.
A Indiferença é sempre má? Não, não é. Quando sou indiferente a tantos comentários e opiniões expressadas em redes sociais, evito a escalada da discussão e do conflito (em geral, inútil), do género "Os cães ladram e a caravana passa".
O Pragmatismo é sempre bom ou é sempre mau? Depende... Numa investigação que, eventualmente, liderasse, se os resultados contrariam as minhas hipóteses e expectativas, mesmo que isso me traga prejuízo, mas seja benéfico para as pessoas, devo publicar os resultados — neste caso o pragmatismo é bom; se na investigação, pelo contrário, o que me importa é que venha a perder o apoio financeiro dos meus patrocinadores caso publique esses resultados, omito os resultados — neste caso, o pragmatismo é mau.
Agora, que a Tolerância seja umas vezes invadida pela vertigem da Indiferença; ou, noutras vezes, pela vertigem do pragmatismo, isso é que penso ser uma reacção que muitas vezes espreita, é que a acomodação requer menos dispêndio de energia do que a não-conformidade.
Em conclusão, para além da distinção dos três conceitos, parece-me que a Indiferença e o Pragmatismo também devem ser objecto da Pedagogia e da Educação.
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