#TOLERÂNCIA162 - MARCAS HISTÓRICAS DE INTOLERÂNCIA
No 2.º livro da trilogia "As Areias do Imperador", "Sombras da Água" (que tem Gungunhana como figura central), Mia Couto abre o capítulo 31 com este trecho:
Não olham os missionários suíços a meios para conseguirem a simpatia dos pretos, não os contrariam em cousa alguma e dão-lhes liberdades poucos educadoras e nada próprias, como, por exemplo, a de
lhes apertarem as mãos. E tão habituados estão os pretos das imediações d’esta missão a estes fraternais cumprimentos que, ao visitá-la, veio direito a mim, de mão estendida, um preto criado da mesma missão! Pode muito bem ser que seja este o melhor processo de educar o indígena mas, quanto a mim, não o posso tolerar, nem mesmo admitir. Tratá-los bem, educá-los, ministrar-lhes bons ensinamentos e fazer deles homens aptos e hábeis, que possam um dia ser úteis a si próprios e à sociedade, sim senhor; agora descer a ponto de estender a mão a um preto boçal, isto é que não.(AHM-ACM, secção E, caixa 169, março 1911, doc. 506, do Administrador da Chai-Chai ao governador do distrito de Lourenço Marques, de 28 de novembro de 1911.)
O que escreve o Administrador da vila de Moçambique não nos surpreenderá, ele, com o que escreve, confirma o que tantas vezes pensamos acerca do poder e da intolerância dos colonizadores das regiões africanas.
Digo regiões e não países porque, ao que parece, o conceito de países é bem mais da mundividência do mundo ocidental (imprecisão difusa que um dia vou estudar melhor) do que das culturas africanas , que cultivava formas de vizinhança com outros critérios, mais ligados às línguas, às culturas e às geografias.
Aquilo para que quer chamar a atenção é para os outros (europeus, suíços; provavelmente brancos), os que, já nessa altura, estendiam a mão a um preto.
Vou guardar o trecho, e mais as outras coisas que vou seguramente aprofundar à volta dele, para uma das sessões de dinâmica de grupo.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس
Sem comentários:
Enviar um comentário