quarta-feira, maio 07, 2025

#TOLERÂNCIA129 - VAMOS ACEITAR UMA FAMÍLIA PAQUISTANESA?

 #TOLERÂNCIA129 - VAMOS ACEITAR UMA FAMÍLIA PAQUISTANESA?

Hoje, mais uma vez, fui confrontado com a ideia simplista, sincrética, estereotipada e preconceituada de que os imigrantes vêem para cá tirar os empregos aos portugueses e que têm logo direito a benefícios que os portugueses não têm.

Provavelmente, o ressurgimento do tema, para além da presença das propagandas focadas na imigração (a favor ou contra) nas campanhas eleitorais para as próximas eleições legislativas, deve-se à grande publicitação das recentes medidas do Governo de notificação de imigrantes ilegais para deixarem o País.

Em muitas das escolas do País está a celebrar-se a Semana da Europa, que culminará na próxima sexta-feira, dia 9, com o Dia da Europa.

Sim, a Educação deve ter uma palavra a dizer na reflexão de temas deste género, propondo actividades escolares e estratégias pedagógicas que lidem com a informação e a desinformação, os preconceitos e os estereótipos.

A título exploratório, pedi a um dos chatbots que criasse um primeiro jogo focado nas oportunidades e nos desafios que a Imigração coloca aos países da União Europeia. Dei instruções simples ao chatbot, e ele criou este jogo, que considero uma muito satisfatória primeira abordagem.

DINÂMICA DE GRUPO: MIGRAÇÕES - DESAFIOS E OPORTUNIDADES

1 - Objectivo: Estimular a reflexão e o debate sobre as implicações sociais, culturais e económicas da aceitação de imigrantes, promovendo empatia e compreensão intercultural.

2 - Duração: 60-75 minutos

3 - Participantes: 7 jovens europeus (ex.: Alemanha, França, Itália, Polónia, Suécia, Portugal, Espanha)

4 - Etapa 1 - Apresentação da Situação: Uma família paquistanesa procura asilo e deseja estabelecer-se permanentemente num pais europeu. A decisão de acolhê-los esta nas mãos de um comité juvenil europeu que representa diferentes países da União Europeia. Vocês são esse comité.

5 - Família Imigrante - Perfil
Composição familiar: Pai (motorista), Mae (costureira), 3 filhos (5, 9 e 14 anos)
Religião: Muçulmana praticante
Língua: Urdu (pais), inglês básico (pai), nenhum conhecimento de línguas locais
Educação dos pais: Ensino médio incompleto
Costumes culturais: Uso de roupas tradicionais, práticas de jejum e oração
Integração desejada: Abertos a aprendizagem da língua local, querem que os filhos frequentem a escola
Condição económica: Escassos recursos financeiros, mas disponíveis para trabalhar
Outras características: Fugiram de perseguição religiosa (são xiitas)

6 - Etapa 2 - Discussão em Grupo
Cada jovem assume a perspectiva do seu pais de origem. Com base nas suas realidades políticas, sociais e
culturais, devem discutir os prós e contras da aceitação desta família.

7 - Temas a considerar:
Adaptação cultural e linguística
Tolerância religiosa
Condições económicas e sociais
Potencial de integração
Benefícios/dificuldades para a comunidade local

8 - Papéis sugeridos:
Facilitador/a: guia o debate
Secretário/a: toma nota das principais ideias

9 - Perguntas para guiar o debate:
O que pode esta família contribuir para a nossa sociedade?
Que obstáculos podem surgir para a sua integração?
O que a comunidade pode ganhar ou perder com esta acolhida?
Como equilibrar valores culturais diferentes com os nossos?

    10 - Etapa 3 - Conclusão e Votação
    Cada jovem deve resumir a posição do seu país e votar a favor ou contra a aceitação da familia, justificando a sua decisão.

    11 - Resultados Esperados
    Consciência crítica sobre o fenómeno migratório
    Reconhecimento da complexidade das decisões políticas
    Desenvolvimento de empatia e respeito intercultural
    Identificação de preconceitos e estereótipos

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