domingo, abril 06, 2025

#TOLERÂNCIA98- TOLERAR, SIM. E DEPOIS? NEM DE PROPÓSITO!

 #TOLERÂNCIA98- TOLERAR, SIM. E DEPOIS? NEM DE PROPÓSITO!

Este texto é a continuação do texto #TOLERÂNCIA97, de ontem. Nem de propósito!

Alguém escreveu um texto, algures, criticando ferozmente a Ordem dos Psicólogos por causa das publicações, no seu 'site' oficial acerca da Desinformação. A OPP procura identificá-la, circunscrevê-la, e procura dar dicas ao cidadão comum acerca da maneira como lidar com ela.

Louvo a iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses, de que sou associado desde sempre. Faço, inclusivamente, parte do primeiro grupo que, há muitos, muitos anos esboçou a primeira tentativa de constituir uma primeira associação dos psicólogos portugueses. Nessa altura, germinal e sonhadora, foi-me atribuído, por sorteio, o n.º 9. Na Ordem acabei por ficar com o n.º 9090, o que me deu imensa satisfação.

A OPP sentiu-se, e muito bem, na obrigação de ser protagonista duma iniciativa de ajuda ao cidadão, não se resignando aos espaços fechados dos consultórios. Os atropelos à capacidade de observação, entendimento e ocupar-se, enfrentar e lidar com a realidade, são cada vez em maior número, mais sofisticados, mais prementes e em maior número em ocorrências simultâneas.

Bem ou mal — na minha opinião, bem —, os psicólogos deram a cara, puseram-se na arena social, aquele lugar onde todos os dias os cidadãos se confrontam com cargas intensas de alguma informação fidedigna e muita informação manipulada, seja por ignorância ou intenção deliberada.

«E depois?», questionava-me eu ontem. Assumindo a sua responsabilidade social, os psicólogos sugeriram, propuseram medidas, acções; filtros e aconselharam caminhos a seguir para respostas que se deseja encontrar.

Ora bem, alguém a coberto dum pseudónimo, deleitando-se narcisicamente com prosa barroca, zurziu, zurziu, zurziu... Não pense tal senhor, que não permite, no seu texto, comentário, resposta, contestação ou contraditório, que lhe vou dar aqui palco para espalhar as suas ideias.

Alardeando uma cultura clássica, com toques de competentes e abertos modernismos (faz questão de dizer que recorreu à Inteligência Artificial para isto e aquilo), é completamente oco e vazio na expressão da mais pequenina e insipiente alternativa construtiva que mostrasse as carradas de razão que se arroga e as estocadas mortais que desfere no "monstro" bi-, tri- ou quadricéfalo em que erige a Ordem dos Psicólogos e as suas sugestões.

Estou perante mais um daqueles comportamentos públicos, arrogantemente sábios e competentes, que pedem Tolerância e «Basta!, a tolerância tem limites!» Se o senhor pseudonimizado permitisse algum comentário, ter-lhe-ia simplesmente respondido: «Até o Sancho Pança mais niilista ter-se-ia sentido esmagado com tanta sebodoria.» Como já comentei com um amigo, «a sebodoria é a sabedoria duns sábios especiais. Num muito interessante livro sobre a União Europeia que acabei de lei há poucas semanas, a imagem de marca dessa sabedoria/sebodoria, que percorre toda a trama do muito interessante romance, é o porco.»

Não faço parte dos órgãos dirigentes da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nem tenho procuração para nada. Fico muito satisfeito por ver que a OPP não se tranca nos gabinetes, repito, não foge à sua responsabilidade social. É insuficiente? Pode melhorar? Claro que sim, pode tornar-se mais suficiente; e pode melhorar.

Aqui estão os 3 documentos orientadores:

Vamos falar sobre Desinformação: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_vamosfalarsobredesinformacao.pdf

Estratégia de Combate à Desinformação: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_policybrief_estrategiadecombateadesinformacao.pdf

Documento de Apoio à prática sobre "Desinformação: Prevenção e Intervenção": https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_apoioapraticaprofissional.pdf

Contactos da Ordem dos Psicólogos Portugueses: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/contactos

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التسامح,

Sem comentários:

Enviar um comentário