sábado, abril 12, 2025

#TOLERÂNCIA104 - OS CÃES SÃO TOLERANTES COM O SER HUMANO?

 #TOLERÂNCIA104 - OS CÃES SÃO TOLERANTES COM O SER HUMANO?

Estive há bocadinho a brincar com 4 cães: a mãe, o pai, dois filhos, já cresciditos (os manos deles, 4, já foram dados, foram dados a gente boa). Não foi sentir uma pontinha de esforço que fosse para que a pergunta me viesse à consciência: Os cães são tolerantes com o ser humano?

A primeira resposta é, muito obviamente, «Claro que sim!»

Konrad Lorenz, o fundador da Etologia há cerca de 100 anos, na Áustria, gostava muito de cães. Em pequeno, os pais deixaram-no ter todo o tipo de animais no jardim da estranha mansão em que viviam, que o pai mandou construir quando os avultados honorários recebidos duma jovem paciente americana, filha dum grande empresário de carnes enlatadas, lhe permitiram fazê-lo. O menino Konrad podia ter todos os animais que quisesse, excepto cães. Só depois de se tornar homem crescido é que o menino pode dar espaço à sua grande paixão.

Não é Konrad Lorenz, que muito admiro, que vou agora invocar. Vou só trazer para aqui um ou dois pequenos pensamentos, leves, dum autor que também gosta muito de cães: Jeff Lazarus.

Jeff Lazarus escreveu Dogtology (não sei se está traduzido em português...) e "O Poder de Saber Ouvir como um Cão".

Deste livro, publicado em português em 2017, extraio dois pensamentos, como disse antes, levezinhos:

o primeiro (é a epígrafe do 2.º capítulo, "Seja verdadeiro consigo mesmo: torne-se 'low-tech'): «Uma

razão para um cão poder ser um grande consolo quando nos sentimos deprimidos é porque não tenta descobrir o motivo» (autor desconhecido)

Sim, tolerar é aceitar com serenidade o sofrimento do Outro, sem sermos logo tentados em aliviar, abafar ou distrair. Sim, a Vida traz a todos momentos e motivos de sofrimento. Temos de ser capazes de estar ali ao lado, mostrar que não nos afligimos com ele nem fugimos dele, e esperar o tempo que for preciso, ele vai passar.

o segundo (6.º capítulo, "O poder da pausa", subcapítulo "A importância do silêncio"): «Posso dizer, honestamente, que só me tornei um melhor comunicador quando comecei a tolerar o silêncio e me senti capacitado por ele. Hoje sei que o silêncio é tão fundamental para a comunicação como para a música.»

Ah!... Quanto, nos dias que correm, nos custa o silêncio. Em nossas casas e na rua: são cada vez em maior número as pessoas, mais novas e mais velhas, com quem nos cruzamos e que vão fechadas sobre si-mesmas, de auriculares, de todos os tipos, nos ouvidos.

Em rigor, não temos aqui apenas um mote para uma conversa com pais, educadores, profissionais dos cuidados médicos, de serviço social; e juízes e profissionais da Política. Em rigor, são dois.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التسامح

Sem comentários:

Enviar um comentário