#TOLERÂNCIA364 - "ET PUR SI INTOLERANTIA MALA CRESCIT."
Bem espero que a minha fonte na Internet saiba mais latim do que eu. Pedi-lhe para escrever, inspirando-me na clássica afirmação que é atribuída a Galileu Galilei, "E no entanto a tolerância negativa cresce."
Lembrei-me da afirmação de Galileu Galilei a propósito da notícia da edição de hoje do Jornal de Angola, que tem por título "Obra do árbitro internacional, "Livro promove debate sobre valores sociais", sendo autor o jornalista Armindo Pereira (na página 29).
«O árbitro internacional angolano de basquetebol António Samuel pretende acrescentar valor ao debate em torno da ética desportiva com a obra intitulada "Entre Linhas e Regras" lançada oficialmente, ontem, num acto realizado no anfiteatro da Federação Angolana de Basquetebol (FAB),
em Luanda.»Marcado por reflexões profundas sobre ética, autoridade e convivência no desporto e na sociedade, falando durante a cerimónia, António Samuel explicou que o livro, sendo dirigido ao público em geral, com especial enfoque em jogadores e treinadores de basquetebol, a obra nasce da sua inquietação
face à crescente normalização da intolerância no meio desportivo e à dificuldade em aceitar o erro.
»Na obra retratada em 99 páginas, o árbitro questiona a urgência em julgar sem compreender, vencer sem respeitar e responsabilizar sempre terceiros, atitudes que, no seu entender, fragilizam não apenas o desporto, mas também a vida em comunidade.»
"Normalização da intolerância [negativa]", não, não pode haver tolerância para tal. "dificuldade em aceitar o erro", pois, é preciso educar a aceitar o erro.»
Fica-me a apetecer ligar esta publicação angolana à publicação da portuguesa "Move-te por Valores", e à exposição "Move-te por Valores!". Sim, vou tentar fazer essa ligação, há muito que sabemos que juntos somos mais fortes. Depois virei aqui dar notícias do meu esforço.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس

Sem comentários:
Enviar um comentário