segunda-feira, dezembro 15, 2025

#TOLERÂNCIA351 - AS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS ACABARAM COM A TOLERÂNCIA?

 #TOLERÂNCIA351 - AS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS ACABARAM COM A TOLERÂNCIA?

Em Lisboa não tive oportunidade de ir ao lançamento do livro "Imaginação - cores, deuses, viagens e amores" de Francisco Louçã. O ensejo de reencontrar o autor do livro e o apresentador, o Professor Manuel Sobrinho Simões, deram força à motivação e decisão de ir à apresentação do livro no Porto. Na verdade, foi na Eça que eles se conheceram, numa celebração que eu e dois colegas organizámos.

Como tive tempo, fui aos alfarrabistas do centro da cidade — coisa que gosto muito de fazer! — e deles vim de volta a casa carregado com 10 livros. 10 preciosos livros!

Na viagem de Lisboa ao Porto fui adiantando a leitura do livro, estou na segunda parte, a dos deuses. No subcapítulo "Um labirinto de linguagens diferentes" tomamos consciência da dificuldade de saber e escolher o nome de Deus, que Francisco Louça escreve "deus" e explica a razão porque assim faz na nota 2 da Parte II - Imaginar o Além.

O autor move-se por caminhos muito complicados, para já retenho duas coisas: o deus monoteísta é um deus muito severo, exigente, ciumento e intolerante. É porque os seus adeptos o fizeram assim em

ambiências de lutas intestinas, rivais e também intolerantes.

Transcrevo uma frase: «O código sacerdotal seria o enunciado da autoridade legislativa sobre os comportamentos sociais, e era imperativo acerca da unicidade divina e do lugar da devoção, ao passo que os anteriores códigos javista [de Javé] e eloísta [de Elohim] ou eram portadores da cultura politeísta ou a toleravam.» (p. 102)

É isso, parece que o deus ou os deuses eram bons e quanto mais sozinho Deus ficou, mais egoísta e intolerante ele ficou. Linda obra os homens fizeram... Bem, na verdade, são esses homens que continuam a determinar a vida e o destino dos Povos, não é?

É triste tomar consciência que é donde deveriam vir as melhores condições para a tolerância, a negociação e o contrato (a espiritualidade e religiosidade) é precisamente donde vêm muitas das mais tremendas dificuldades. Que exigência, que desafio para a Educação!

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