#TOLERÂNCIA346 - CARTÃO BRANCO, 'FAIR PLAY', TOLERÂNCIA
Hoje fizemos um 3 em 1 lá na escola. Sim, fizemos, eu estava lá, mesmo que esteja aposentado há mais de 2 meses. Eu tinha-me comprometido a colaborar com os meus colegas na celebração do Dia do Patrono(25NOV25) e na celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (hoje). Entretanto, aproveitámos e celebrámos também os Valores e a Ética no Rugby e no Desporto, em geral, com o contributo notável de 3 antigos alunos, dois que se tornaram jogadores de rugby (ambos já representaram a selecção nacional nos seus escalões) e o outro está a começar uma carreira muito promissora de árbitro internacional de rugby. Esta terceira celebração foi, afinal, a primeira, no dia 20 de Novembro.
O colega Pedro Araújo, que já foi embaixador do Cartão Branco, uma iniciativa do Plano Nacional de
Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude, partilhou uma série de slides sobre o Cartão Branco e o 'Fair Play', e em dois deles dizia o seguinte:«O respeito é a base de todos os direitos humanos, bem assim como outros valores e princípios que são caros ao ‘fair play’ e que o Cartão Branco premeia: a verdade, a cooperação, a imparcialidade, a tolerância, a ajuda, a coragem, a determinação, a justiça e a honestidade.»
O cartão branco procura fazer o oposto do cartão amarelo, vermelho e azul dos desportos, em geral: estes castões visam sancionar o comportamento anti-desportivo de atletas e dirigentes. O cartão branco visa felicitar, nomeadamente nas seguintes situações: a) assumir voluntariamente uma infração que o atleta, ele próprio, cometeu durante o decorrer do jogo/prova; b) repor a verdade caso o árbitro tenha sido induzido em erro, ajuizando incorretamente a situação; c) reconhecer o valor do adversário, felicitando-o na sequência de uma/um boa/bom jogada/resultado/atitude; d) ajudar o adversário numa situação em que ele necessite de ajuda; e) qualquer outro comportamento ético relevante em contexto desportivo.
O desporto tem um potencial educativo tremendo! Mas a vida também não está fácil para o desporto: a ambição desmedida com que tantos pais pressionam os filhos, logo desde pequeninos, a imaginá-los Cristianos Ronaldos, Messis, Michaels Jordans ou Usains Bolts; os treinadores das camadas jovens, para que as suas equipas ganhem a todo o custo, é um fenómeno infelizmente mais expandido do que alguma vez se desejaria. Se o Desporto ajuda a Educação, a Educação também tem de ajudar o Desporto.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس

Sem comentários:
Enviar um comentário