#TOLERÂNCIA 325 - NÃO AGUENTO MAIS ESTA PESSOA!
"Não há pessoa que seja mais intolerável, e que menos seja tolerada na sociedade, do que a pessoa intolerante." A frase, ou aforismo, é de Giacomo Leopardi (autor italiano, que teve uma vida curta, entre 1798 e 1837), e está no seu livro Zibaldone (pode-se traduzir por Miscelânea). Encontrei a frase quando folheava uma revista digital brasileira (Humanitas, n.º 190).
Penso que basicamente a frase quer dizer que a coisa que mais nos irrita nos outros, nalguns outros, é o facto de eles se irritarem com tudo. Quando encontramos alguém que não aceita falhas, opiniões diferentes ou pequenos erros, isso torna-se, para nós, uma característica muito difícil de aceitar. Ou seja, é difícil ter paciência para quem não tem paciência.
Sim, faz lembrar o paradoxo da Tolerância que há muitas etapas atrás visitámos.
O problema, ou melhor, o perigo da afirmação de Leopardi está em que a intolerância alheia, da pessoa que consideramos intolerante, aparentemente força-nos a nós próprios a sermos... isso mesmo, intolerantes. É possível que alguém à nossa volta ou nós mesmos pensemos que, às tantas, poderíamos ter sido um pouquinho mais tolerantes. Reconheço que é muito difícil manter a calma e a benevolência perante alguém que está constantemente a julgar os outros, a criticar ou a recusar-se a compreender seja quem seja, seja o que seja. Apaziguados no nosso «Basta!», sentindo-nos bem, podemos ser tentados, no futuro, noutra ocasião, a fazer o mesmo, mas sem a mesma dúvida ou hesitação, e assim, sem nos darmos conta, podemos tornar-nos mais intolerantes.
Não é fácil o caminho da Tolerância... Acho que nesta altura da viagem já temos clara consciência disso mesmo. Não são só os bíceps, os peitorais ou os abdominais; ou a atenção e a memória, que há que treinar para manter em boa forma, a Tolerância também precisa de treino regular.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس
Sem comentários:
Enviar um comentário