quinta-feira, novembro 20, 2025

#TOLERÂNCIA326 - HÁ UM MINISTÉRIO DA TOLERÂNCIA E DA COEXISTÊNCIA

 #TOLERÂNCIA326 - HÁ UM MINISTÉRIO DA TOLERÂNCIA E DA COEXISTÊNCIA

Há, e até hoje eu não sabia. Nos Emirados Árabes Unidos.

Transcrevo integralmente (com a ajuda do Gemino na tradução) a notícia que encontrei na NET. Perfeito ou imperfeito, que este ministério governamental dos EAU inspire muitos outros ministérios em todo o Mundo!

Nahyan bin Mubarak lança a iniciativa "Tolerância e Coexistência na Era da Inteligência Artificial"(1)

ABU DHABI, 20 de novembro de 2025 (WAM) -- O Xeque Nahyan bin Mubarak Al Nahyan, Ministro da Tolerância e Coexistência, lançou a iniciativa "Tolerância e Coexistência na Era da Inteligência Artificial".

O Ministro afirmou que esta iniciativa está alinhada com a visão da sábia liderança de aproveitar plenamente as oportunidades do presente e as expectativas do futuro, para que os EAU permaneçam totalmente capazes de dar um contributo significativo para o progresso global.

Estas declarações foram proferidas durante uma conferência de imprensa organizada hoje pelo Ministério da Tolerância e Coexistência, que contou com a presença de Afra Al Sabri, Directora-Geral do Ministério da Tolerância e Coexistência, juntamente com vários líderes dos meios de comunicação social do país.

A conferência de imprensa abordou os planos futuros do Ministério e a adopção da tecnologia de inteligência artificial em todas as suas iniciativas e programas ao longo do ano.

O Xeque Nahyan bin Mubarak afirmou: "Esta iniciativa representa o contributo do Ministério para o reforço da posição de liderança dos EAU no domínio da inteligência artificial, que se tornou uma força determinante na configuração da vida em todo o mundo. A iniciativa visa promover os valores da tolerância e da coexistência ao nível do indivíduo, da comunidade local, da nação e das nossas relações com o mundo."

O Xeque Nahyan referiu que, a nível individual, as ferramentas de IA ajudarão a reforçar a compreensão mútua, a facilitar a comunicação, a permitir o trabalho colaborativo e a expandir as oportunidades de aprendizagem contínua e de autodesenvolvimento.

A nível comunitário, explicou, a IA aumentará a eficiência e a eficácia das instituições e entidades locais, permitindo aos seus membros aprender em conjunto, trocar ideias e experiências, e implementar iniciativas conjuntas que promovam a tolerância e a coexistência em benefício do ambiente e da sociedade.

A nível nacional, acrescentou, as tecnologias de IA destacarão a forte ligação entre a tolerância e o desenvolvimento económico e social da nação, e fortalecerão também os laços com as comunidades de expatriados residentes, instituições públicas e privadas, líderes religiosos e a sociedade civil, apoiando simultaneamente parcerias que beneficiem todos.

A nível global, explicou ainda, a IA permitirá aos EAU apresentar ao mundo o seu modelo pioneiro de tolerância, coexistência e fraternidade humana. Ajudará também a construir relações eficazes e a cooperação, colaboração e coordenação através de fronteiras e distâncias.

Na prossecução desta iniciativa, acrescentou, o Ministério guia-se por uma clara compreensão da ligação entre a tolerância e a inteligência artificial, enfatizando a necessidade de preservar os valores humanos e os princípios éticos, e assegurando que a IA permanece ética, salvaguardando os direitos e defendendo a conduta moral.

"Nós, no Ministério da Tolerância e Coexistência, estamos plenamente conscientes dos grandes benefícios da IA, mas estamos igualmente conscientes dos riscos que podem advir da sua má utilização, riscos esses que podem ter um impacto negativo no tecido social. Vemos a IA como um teste para a humanidade, oferecendo tremendas oportunidades de progresso, mas exigindo consciência, responsabilidade e preparação para gerir os seus desafios com sabedoria", disse o Xeque Nahyan.

Destacou vários princípios-chave que orientarão a utilização da inteligência artificial no âmbito desta iniciativa:

1. Utilização Ética e Inclusiva

O Ministério servirá de modelo de uma IA compassiva, respeitosa e inclusiva, que reforça o amor, a integridade, a não-violência e a justiça, e que permanece livre de preconceitos culturais ou ideológicos.

2. Reforço da Conexão Humana

Observou que as aplicações de IA enfatizarão a compreensão mútua e os princípios do conhecimento mútuo, do diálogo e da acção colectiva, que são os pilares centrais do modelo de tolerância e coexistência dos EAU.

3. Inovação e Protecção

Disse que o Ministério utilizará a inteligência artificial de forma criativa para criar ferramentas que sirvam os seus objectivos e protejam a sociedade de riscos, reforçando assim a resiliência social num mundo em rápida mudança.

4. Dados e Geração de Conhecimento

A inteligência artificial será utilizada para recolher e analisar dados, incluindo conteúdos de redes sociais, com conclusões partilhadas amplamente para informar ações positivas.

5. Companheiros Digitais

Algumas aplicações funcionarão como companheiros digitais que oferecem orientação, apoiam a confiança pessoal e encorajam comportamentos construtivos entre os jovens e os membros da comunidade.

6. Expansão do Alcance e do Impacto

Afirmou que a IA permitirá ao Ministério chegar a públicos mais vastos e colaborar com parceiros dentro e fora dos EAU. Isto inclui dinamizar a Aliança Global pela Tolerância, apoiada pelo Ministério como uma plataforma global para os defensores da tolerância e da coexistência.

7. Fortes Parcerias Comunitárias

Disse que o Ministério colaborará com universidades, organizações da sociedade civil e empresas tecnológicas para desenvolver ferramentas de IA significativas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento social.

Explicou, sem entrar em detalhes técnicos, que o Ministério desenvolverá doze aplicações de IA que abordam todas as áreas do seu trabalho e servem diversos segmentos da população nos EAU e além-fronteiras.

Estas aplicações apoiarão a aprendizagem contínua em qualquer altura e em qualquer lugar, inspirarão a inovação na tolerância e na coexistência, celebrarão a cultura, o património e a identidade nacional, aprofundarão as ligações globais, facilitarão a comunicação e a partilha de conhecimentos e construirão sistemas de dados avançados para análise e perceção.

Notou que a inteligência artificial é uma das ferramentas definidoras da era moderna e que o Ministério está empenhado em utilizá-la como uma força para a paz, a harmonia e a protecção dos valores humanos partilhados.

Concluiu afirmando que o Ministério da Tolerância e Coexistência continuará a trabalhar para se manter digno da confiança nele depositada, utilizando a IA para melhorar a eficiência institucional, servindo simultaneamente a sociedade e a humanidade nos EAU.

(1) https://www.wam.ae/en/article/bmt9o2a-nahyan-bin-mubarak-launches-tolerance-and?utm_source=chatgpt.com

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التس 

Sem comentários:

Enviar um comentário