#TOLERÂNCIA318 - A BIOÉTICA DA PAZ
Ontem fizemos uma breve visita à estação da tolerância do sofrimento humano. Hoje, como que em jeito de acrescentar alguma coisa mais ao assunto, e olhando o futuro, focamo-nos numa coisa que faz parte de algumas das muito modernas tentativas de aliviar o sofrimento humano.
No número que saiu hoje da revista "As Artes e as Letras", na página da Ciência, a 23, é publicada uma entrevista que tem por título "A reflexão bioética é essencial".
Lê-se assim na primeira parte da entrevista:
«Liubliana, capital da Eslovénia, recebe de 24 a 26 de Novembro próximo a 17.ª Conferência Mundial de Bioética. Co-presidida pelo Professor Doutor Rui Nunes, que também preside à respectiva cátedra por
si criada na Faculdade de Medicina do Porto, esta Conferência reúne durante 3 dias especialistas do mundo inteiro, desde a Austrália à Índia, com forte representação portuguesa, francesa, alemã, brasileira e eslovena. Também a Argentina, a Bélgica, Itália, Paquistão, Croácia, Malásia, Israel, Bósnia/Herzgovina e Países Baixos estarão presentes.
Pergunta: »Confirmada que está a importância do tema “Bioética”, sobretudo em contexto internacional de várias guerras e de tantas violações aos direitos humanos, o que espera desta Conferência?
Resposta: »A 17th World Conference in Bioethics, Medical Ethics & Health Law é o maior evento
mundial de bioética e conta com participantes de mais de uma centena de países de todos os continentes. Ao pretender ser as “Nações Unidas da Bioética” a conferência tem diferentes eixos de actuação. Por um lado, a promoção do ensino da bioética, e dos seus valores, a nível transversal. Ou seja, em todos os países e culturas da humanidade. Naturalmente que este é o fórum indicado para a comunidade internacional se mobilizar em torno de valores essenciais, como os direitos humanos, a igualdade e a não discriminação, a sustentabilidade ambiental, ou os direitos das futuras gerações. Mas, por outro lado, este é também o espaço ideal para — com tolerância e respeito — promover a paz mundial e a harmonia entre os diferentes povos. Hoje, falar de bioética é falar de “bioética da paz”.»Repare-se que o que, na opinião do Professor Rui Nunes, é a pedra de toque, que faz toda a diferença, é a «tolerância» e o «respeito».
Mais à frente, em resposta a outra pergunta, o Professor Rui Nunes diz assim: «a reflexão bioética é essencial para auxiliar a sociedade a tomar as melhores opções legislativas em áreas complexas, por vezes
mesmo disruptivas, como a interrupção de gravidez, a eutanásia, a transplantação de órgãos, as novas técnicas de reprodução assistida, tal como a gestação de substituição. Em todo o caso, o que importa é informar e esclarecer a sociedade para que cada cidadão tome decisões informadas e esclarecidas. E para que a medicina seja mais humanizada.»
Anoto: "Educação: da Tolerância e do respeito. Pedagogia: do informar e do esclarecer.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس

Sem comentários:
Enviar um comentário