domingo, novembro 16, 2025

#TOLERÂNCIA322 - DIA MUNDIAL DA TOLERÂNCIA

#TOLERÂNCIA322 - DIA MUNDIAL DA TOLERÂNCIA

É a definição oficial de Tolerância da UNESCO, que a escreve no seu 'site' em 5 línguas.

"Tolerance is respect, acceptance and appreciation of the rich diversity of our world's cultures, our forms of expression and ways of being human." (inglês)

« La tolérance est le respect, l'acceptation et l'appréciation de la richesse et de la diversité des cultures de notre monde, de nos modes d'expression et de nos manières d'exprimer notre qualité d'êtres humains. » (francês)

«La tolerancia es respeto, aceptación y aprecio de la extraordinaria diversidad que caracteriza a las culturas de nuestro mundo, nuestras formas de expresión y maneras de ser humanos». (espanhol)

«Терпимость означает уважение, принятие и правильное понимание богатого многообразия культур нашего мира, наших форм самовыражения и способов проявлений человеческой индивидуальности». (russo)

التسامح يعني الاحترام والقبول والتقدير للتنوع الثري لثقافات عالمنا ولأشكال التعبير وللصفات الإنسانية لدينا”. هذا القول مقتبس من إعلان المبادئ بشأن التسامح الذي" (árabe)

 “宽容是对我们这一世界丰富多彩的不同文化、不同的思想表达形式和不同的行为方式的尊重、接纳和欣赏。” (chinês - mandarim)

"A tolerância é o respeito, a aceitação e a apreciação da diversidade ricamente colorida das culturas do nosso mundo, das diferentes formas de expressão de pensamento e dos diferentes modos de comportamento." (traduzido pelo DeepSeek a partir da forma chinesa, em mandarim)

Foi em 16 de Novembro de 1995 que a UNESCO adoptou a Declaração dos Princípios da Tolerância, e em 1996 a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Resolução 51/95, proclamando o dia 16 de Novembro o Dia Internacional para a Tolerância.

É assim o 1.º artigo da Declaração:

Artigo 1.º – Significado da tolerância
1.1 A tolerância é o respeito, a aceitação e a valorização da rica diversidade das culturas do nosso mundo, das nossas formas de expressão e dos modos de ser humano. É fomentada pelo conhecimento, pela abertura, pela comunicação e pela liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não constitui apenas um dever moral, é também uma exigência política e jurídica. A tolerância, virtude que torna a paz possível, contribui para a substituição da cultura da guerra por uma cultura de paz.

1.2 A tolerância não é concessão, condescendência nem indulgência. A tolerância é, acima de tudo, uma atitude activa, motivada pelo reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais dos outros. Em nenhuma circunstância pode ser utilizada para justificar violações desses valores fundamentais. A tolerância deve ser exercida por indivíduos, grupos e Estados.

1.3 A tolerância é a responsabilidade que sustenta os direitos humanos, o pluralismo (incluindo o pluralismo cultural), a democracia e o primado do Direito. Implica a rejeição do dogmatismo e do absolutismo e reafirma as normas estabelecidas nos instrumentos internacionais de direitos humanos.

1.4 Em conformidade com o respeito pelos direitos humanos, a prática da tolerância não significa tolerar a injustiça social, nem abandonar ou enfraquecer as próprias convicções. Significa que cada um é livre de se manter fiel às suas convicções e de aceitar que os outros se mantenham fiéis às suas. Significa aceitar o facto de que os seres humanos, naturalmente diversos na sua aparência, situação, linguagem, comportamento e valores, têm o direito de viver em paz e de ser tal como são. Significa também que as opiniões de uma pessoa não devem ser impostas aos outros.

Olhando este articulado após mais de 320 etapas pela geografia da Tolerância, em que procurei conhecer, clarificar, aprender, entender; e esclarecer como se pode educar a Tolerância, torna-se claro para mim que o Bem-Estar, a Harmonia, a Paz não se bastam com a Tolerância.

Por outro lado, penso que todos os conceitos de que a Declaração fala (respeito, aceitação, diversidade, convicções, concessão, condescendência, etc.) já foram visitados em algumas das etapas desta viagem.

Por agora, e como é dia de celebração, apenas uma coisa mais: no artigo 4.º a Declaração diz que «A Educação é o meio mais efectivo de prevenir a intolerância». Mas nesta altura da minha viagem não tenho dúvidas nenhumas (nem terá quem regularmente me tem acompanhado) de que é preciso também educar para a Intolerância (por exemplo, da injustiça). Aliás, todo o artigo 4.º é dedicado à Educação.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التس 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário