segunda-feira, novembro 17, 2025

#TOLERÂNCIA323 - UM ACRÓSTICO DA TOLERÂNCIA

 #TOLERÂNCIA323 - UM ACRÓSTICO DA TOLERÂNCIA

Hoje uma amiga de longa data escreveu-me assim no WhatsApp: «Ainda é tema? Retirei do Facebook. Boa tarde, amigo, continuação de bom dia.»

Ela mandou-me um acróstico de Tolerância, em ficheiro de imagem, que transponho para aqui assim:

.............enTender
.................Ouvir
..............faLar
.................Empatia
.................Respeitar
.......perdoAr
............coNviver
................Compreender
.............unIão
.........aceitAr

Agradeço vivamente o contributo da minha amiga e apetece-me discorrer o seguinte:

O acróstico apresentado utiliza a palavra “TOLERÂNCIA” como eixo estruturante para destacar valores, atitudes e comportamentos essenciais para a convivência humana, que se pretende tão harmoniosa quanto possível. Cada letra representa um elemento, digamos, um ingrediente, que, quando praticado, contribui para a construção de relações mais respeitosas e pacíficas.

1. Entender — representará a capacidade de procurar compreender o Outro antes de julgar, dando-lhe atenção. Pode associar-se ao valor da escuta activa e ao esforço para perceber diferentes perspectivas.

2. Ouvir — um comportamento fundamental para qualquer relação saudável. Implica atenção genuína, paciência e disponibilidade emocional. Sobretudo atenção, sempre a atenção, o foco atencional. Quanto melhor se ouvir menos se distorcer-se-á a mensagem, a informação, a comunicação.

3. Falar — comunicar. Comunicar. Comunicar. De lá para cá, de cá para lá. É a falar que a gente se entende, lá diz o ditado. Com clareza e respeito, é a atitude essencial para evitar conflitos e promover a compreensão mútua. (E já vamos à compreensão)

4. Empatia — um dos valores centrais da Tolerância. Refere-se à habilidade de se colocar no lugar do outro, tentando identificar e compreender os seus sentimentos e necessidades.

5. Respeitar — valor essencial nas interacções sociais. A Tolerância nasce do respeito pelas diferenças, sejam culturais, ideológicas ou pessoais; ou outras.

6. Perdoar — gesto-decisão que exige maturidade emocional; e esforço. Perdoar significa vencer zangas, ódios, raivas, decepções, ressentimentos; e significa promover um ambiente de paz e reconciliação.

7. Conviver — Refere-se à capacidade de partilhar espaços e experiências com outras pessoas, aceitando diferenças e esforçar-se em construir relações positivas.

8. Compreender — mais profundo que “entender”, implica uma interpretação mais ampla das razões e emoções do Outro, de mãos dadas com a empatia e o respeito.

9. União — valor que representa cooperação, apoio mútuo e sentimento de pertença. A união fortalece a coexistência pacífica. A união faz a força. Unidos resistimos, divididos caímos.

10. Aceitar — não basta compreender e respeitar; é preciso aceitar que as diferenças fazem parte da diversidade humana. O que se pode construir para bem de muitos, ou mesmo todos, tem na aceitação o momento crítico da obra que se começa.

No conjunto, o acróstico descreve um caminho completo para a prática da tolerância: ouvir, compreender, respeitar, comunicar e conviver são comportamentos que traduzem valores fundamentais como empatia, união e aceitação. O resultado é uma visão de convivência baseada na paz, no diálogo e na valorização da diversidade.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التس 

Sem comentários:

Enviar um comentário