terça-feira, janeiro 21, 2025

#TOLERÂNCIA 23 - ORIGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA

 #TOLERÂNCIA 23 - ORIGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE TOLERÂNCIA

O dicionário "Vocabulaire Technique et Critique de la Philosophie", de André Lalande, na 11.ª edição, publicada em 1972 (começou a ser publicado em fascículos em 1902, sendo sucessivamente revista e aumentada) diz que «a palavra tolerância nasceu no século XVI das guerras religiosas entre católicos
e protestantes: os católicos acabaram por tolerar os protestantes, e reciprocamente. Depois a tolerância foi reclamada a propósito de todas as outras religiões e de todas as crenças. Finalmente, no século XIX, a tolerância estendeu-se a todo o pensamento livre.»
(página 1133)
Estranhando o nascimento tão tardio do conceito, ou melhor, da palavra, já que a ideia, o espírito, a atitude e os comportamentos de Tolerância eram seguramente bem antigos (eventualmente, tão antigos quanto o Homem), peguei no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (3.ª edição, de 1977) e fui ver o que ele dizia. Nele li assim:
Tolerância, s. Do lat. tolerantĭa, «constância a suportar, resistência; paciência»; por via culta. Em 1813, Morais2. (página 312 do volume V)
Pronto, 1813, ainda mais tardio.
Não é difícil mostrar, seja a quem seja, que a representação mental, em imagem (perceptiva, figurativa e afectiva) de qualquer conceito é diferente em todas as pessoas, daí a necessidade de se tentar a mais precisa definição dum conceito, seja ele qual seja; neste caso, o conceito de Tolerância.
Penso que a Pedagogia e a Educação, quando tiverem de se ocupar com esta questão, a da delimitação conceptual do conceito de Tolerância, terão no Método da Triagem Sucessiva, um excelente recurso de trabalho prático em dinâmica de grupo para tal objectivo: a delimitação conceptual do conceito de Tolerância.

Sem comentários:

Enviar um comentário