#TOLERÂNCIA 20 - PARÁBOLA DO HOMEM VELHO E O RAPAZ NOVO
Havia um velho que todos os dias era insultado por um jovem lá da cidade. Apesar disso, o velho nunca respondia com raiva e sorria sempre ao rapaz. Um dia, alguém perguntou ao velho:
— «Porque é que você suporta esse jovem? Ele é rude e insulta-o sem razão!»
O velho respondeu:
— «Se alguém quiser oferecer-lhe um presente e você não o aceitar, a quem pertence o presente? Da mesma forma, os insultos que ele me dá não me afectam se eu não os aceitar.»
Moral: A tolerância é a capacidade de não absorver negatividade e permanecer em paz.
O potencial pedagógico e educativo das parábolas é imenso. Na tradição cultural a que a sociedade portuguesa está mais historicamente ligada, as parábolas são imediatamente associadas às homilias das missas de domingo da Igreja Católica; e à catequese. Mas as parábolas não são do domínio exclusivo das falas de Jesus no Novo Testamento. Nem sequer são exclusivo do domínio das práticas de endoutrinamento religioso, qualquer que ele seja, seja de que credo religioso seja.
Especificamente no caso desta, entre outras coisas, pode-se sugerir a quem a escuta — estou a pensar concretamente num grupo de pessoas, sejam alunos duma escola, sejam participantes numa conferência, sejam profissionais de acção social; ou quaisquer outros grupos — que se discuta o valor e o significado do verbo "aceitar". É que se tolerar é aceitar neste caso o velho propõe que não se aceite. Afinal, nesta parábola o que é que se aceita e o que é que não se aceita.
NOTA: conheci esta parábola vagamente ligada à Filosofia Sufi, conto procurar melhor a sua origem.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التسامح ,
Sem comentários:
Enviar um comentário