sábado, janeiro 11, 2025

#TOLERÂNCIA 13 - O RISO E A TOLERÂNCIA, NEM DE PROPÓSITO

 #TOLERÂNCIA 13 - O RISO E A TOLERÂNCIA, NEM DE PROPÓSITO


Nem de propósito porque este é um caso verdadeiro, de grande actualidade, com uma carga muito grande de desconforto pessoal, social e desconcerto entre as nações.

Ontem falei aqui no potencial pedagógico e educativo do humor na promoção da Tolerância. Nem de propósito: logo a seguir tomei conhecimento deste muito humorado texto escrito a propósito do que o próximo Presidente dos EUA tem dito acerca das suas intenções de governação do país e do mundo, nomeadamente, que quer comprar a Gronelândia (e, quem sabe, até recorrendo às armas).

Expressão de pensamento imperialista, egocêntrico, arrogante e interesseiro, que produz inquietação, insegurança, receio e oposição, a intenção de Donald Trump encontrou imediatamente nesta satírica criação jornalística, que tem o condão de nos fazer rir agora, depois de quase nos ter feito chorar.

Há muitos momentos que pedem a redução da tensão social e política, tensão provocada pelos dislates dos líderes dos grupos. Cá está, o humor tem esse condão.

Neste caso, o humor, a civilidade no trato, o olhar em espelho e a referência à reciprocidade permitem que a razoabilidade de pensamento, vencendo a ambição política todo-terreno, que leva tudo adiante, tranquilize os cidadãos e, eventualmente, chame o(s) protagonista(s) da ambição à razão.

Dinamarca oferece-se para comprar os EUA

COPENHAGUE (The Borowitz Report) — Depois de ter rejeitado a hipotética proposta de Donald J. Trump de comprar a Gronelândia, o governo da Dinamarca anunciou que estaria interessado em comprar os Estados Unidos.

“Como já afirmámos, a Gronelândia não está à venda”, disse um porta-voz do governo dinamarquês na sexta-feira. Dinamarca oferece-se para comprar os EUA.

“A Dinamarca estaria interessada em comprar a totalidade dos Estados Unidos, com excepção do seu governo”, acrescentou o porta-voz.

Uma das principais disposições da oferta de compra, disse o porta-voz, seria a transferência de Donald Trump para outro país “a determinar”, com a Rússia e a Coreia do Norte citadas como possíveis destinos.

Se a oferta da Dinamarca pelos Estados Unidos for aceite, a nação escandinava tem planos ambiciosos para a sua nova aquisição. “Acreditamos que, ao dotar os Estados Unidos de um sistema educativo e de cuidados de saúde nacionais, este país poderá transformar-se de uma vasta massa de terra numa grande nação”, afirmou o porta-voz.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التسامح

(Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com)

Fonte: https://www.newyorker.com/humor/borowitz-report/denmark-offers-to-buy-us

Sem comentários:

Enviar um comentário