#TOLERÂNCIA 22 - TOLERAR, ACEITAR,COMPREENDER
Em 2018, preparando o Ano da Tolerância, declarado pela UNESCO, em 2019, o dr. Rashid Alleem fez publicar o livro "Tolerance - Harmony in Difference" (Tolerância - Harmonia na Diferença)(1)
A páginas tantas, o autor escreve assim:
Eis a definição abreviada da Wikipédia: “A compreensão é um processo psicológico relacionado com um objeto abstrato ou objeto abstrato ou físico, como uma pessoa, uma situação ou uma mensagem
capaz de pensar sobre ele e usar conceitos para lidar adequadamente com esse objeto”.
Aqui está o problema. É possível tolerar ou aceitar alguém sem o compreender; e o mesmo se aplica a tolerar ou aceitar uma cultura diferente. O inverso também é verdadeiro. Também é possível compreender uma cultura ou uma pessoa sem a aceitar, ou mesmo sem a tolerar. Pense, por exemplo, nos espiões infiltrados.
É bom saber que algumas pessoas são impressionantemente livres de preconceitos contra aqueles com quem tiveram pouco ou nenhum contacto (ou mesmo conhecimento abstrato) conhecimento abstrato), como parte de uma atitude de viver e deixar viver em relação à vida.
A tolerância e/ou a aceitação são desejáveis, mas não substituem a compreensão. São importantes para conviver com os outros no mundo (embora a compreensão ajude), mas a compreensão é essencial para as ciências sociais e comportamentais.(2)
Faço eco da muito crítica afirmação: "É possível tolerar ou aceitar alguém sem o compreender". Seja um indivíduo ou uma cultura.
Mais uma tarefa para a Pedagogia e a Educação da Tolerância: discriminar entre os conceitos de Tolerância, Aceitação e Compreensão. É uma tarefa fundamental! Não, a Pedagogia e a Educação não vão virar as costas a esta tarefa, a este desafio. Antes, no mesmo texto, o autor diz que a Tolerância tem de ser aprendida. Pois bem, vamos aprender a Tolerância, a Aceitação e a Compreensão.
(1) O livro pode ser encontrado em versão gratuita no 'site' Free-eBooks.net.
(2) Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Sem comentários:
Enviar um comentário