quinta-feira, agosto 07, 2025

#TOLERÂNCIA221 - INTOLERÂNCIA E BANALIZAÇÃO

 #TOLERÂNCIA221 - INTOLERÂNCIA E BANALIZAÇÃO

No Diário de Notícias de hoje, Luís Parreirão, escrevendo na coluna de opinião "Contraditório", diz que «Este ambiente geral de agressividade, intolerância e de exercício do poder sem respeitar regras ou princípios parece contaminar o ambiente político na Europa e em Portugal.»

Na Visão, é o director, Rui Tavares Guedes, que escreve «Esta emergência do poder dos “brutos” constitui a maior ameaça ao desenvolvimento saudável da Humanidade, à defesa dos direitos humanos e aos valores que permitam a liberdade e a justiça social e económica. Percebe-se que a erosão dos valores democráticos é evidente, um pouco por todo o lado. E não só têm crescido os sentimentos de intolerância perante quem pensa de modo diferente, como está a desaparecer uma noção muito antiga em que sempre assentou o pensamento humanista: o respeito pelo outro, seja ele quem for, mas que deve ser respeitado como ser humano.»

Apetece perguntar que educação para a Tolerância receberam os líderes políticos, empresariais e militares que hoje alimentam o caldeirão da intolerância. Lembrei-me de perguntar isto porque a Visão

dá destaque a uma actividade duma escola de Lisboa em que dizem que algumas crianças escreveram uma carta às crianças da Palestina. A actividade de escrita duma carta decorre duma forma de exploração pedagógica dum assunto humano carregado de sofrimento, é um acto de Educação. Louvo os meus colegas pelo meritório esforço de dar voz às perplexidades das crianças sobre o que vão ouvindo em casa, na televisão, na rua; às suas aflições e aos seus desejos de que a guerra acabe.

As fotografias que acompanham a notícia deixam-me a pensar sobre estratégias pedagógicas, impactos educativos (formativos e transformadores); e continuidade e descontinuidade da acção educativa; e como podem as escolas educar para a Tolerância ao longo do importantíssimos anos de vida que todos nós nelas passamos.

Temos mesmo de aprofundar muito, muito, muito, as estratégias pedagógicas da Educação da Tolerância, dos Afectos, dos Valores e dos Comportamentos. Temos de aproveitar o imenso filão de vontade e empenho dos professores; e a genuína bondade e solidariedade das crianças e dos jovens.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التس 

Sem comentários:

Enviar um comentário