#TOLERÂNCIA228 - TOLERÂNCIA E MANSIDÃO
Quando se fala em mansidão, na Cultura Ocidental é quase automático vir ao pensamento as ovelhas e o Sermão da Montanha e a bem-aventurança afirmada por Jesus em que são "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra."
Hoje apeteceu-me chegar aos autores italianos, bem-aventurado seria eu se soubesse a razão porque assim me apeteceu. Uma vaga busca na Net levou-me a Norberto Bobbio (1909-2004), que me foi apresentado como um dos mais importantes filósofos, juristas e historiadores italianos do século XX. Foi Professor de Filosofia do Direito e de Filosofia Política na Universidade de Turim, e destacou-se por uma visão liberal-socialista, a pela defesa da democracia e dos direitos humanos.
Fui procurá-lo e encontrei um pequeno texto em que ele relaciona a Tolerância (tolleranza) com a Mansidão (mitezza). A minha primeira reacção à defesa da Mansidão, reconheci-o imediatamente, foi de repulsa, mas não deixei de tentar conhecer um pouco melhor o pensamento do autor italiano.
Talvez movido pela proverbial preguiça mental das férias estivais e do calor, puxei pelos 'chatbots' e juntei alguma informação a partir de 2 ou 3 textos originais em italiano. Mesmo que preguiçosamente, foram mais de três horas agarrado aos textos e às pesquisas na Net!
Fixou-me o interesse no autor o facto de os seus textos ajudarem numa coisa que eu gosto muito: a discriminação ou diferenciação conceptual. Ao fim das tais 3 horas (mais de 3 horas...), sintetizo as o pensamento conceptual de Norberto Bobbio assim, num universo de virtudes:
1) A mansidão é uma virtude social e activa, distinta da passividade da mansuetude, que só se manifesta na relação com o outro. É oposta à arrogância, prepotência e vontade de dominar, recusando a lógica da competição e do poder.
2) N. Bobbio distingue “virtudes fortes” (coragem, audácia) das “virtudes fracas” (humildade, simplicidade, mansidão), igualmente nobres, mas sem vínculo ao poder político.
3) O manso “deixa o outro ser o que é” sem exigir reciprocidade, actuando por convicção e não por fraqueza. (Ele vai depois dizer que é precisamente aqui que a Mansidão se distingue da Tolerância, porque, na sua perspectiva, a Tolerância reclama sempre reciprocidade)
4) A mansidão difere de remissividade, cedência, humildade ou modéstia, embora possa coexistir com elas. E complementa-se com a simplicidade (clareza, ausência de duplicidade) e a compaixão.
5) A mansidão é a virtude mais “impolítica”, incompatível com a luta pelo poder definida por Maquiavel ou Schmitt. Funciona como antídoto contra a violência, inclusive a ameaça nuclear e o terrorismo do século XX.
6) A mansidão representa uma escolha ética e “metafísica”, imaginando uma sociedade governada pela gentileza e não pela força. Identifica-se com a não-violência e com a esperança de um mundo sem vencedores nem vencidos.
7) Focando um pouco mais profundamente a diferença entre a Mansidão e a Tolerância, o autor italiano diz que a Mansidão é a "atitude activa e social de não-violência, que “deixa o outro ser o que é” sem exigir reciprocidade" e a Tolerância é o "respeito activo por ideias, práticas ou modos de vida diferentes, desde que não prejudiquem direitos fundamentais. O manso é naturalmente tolerante, mas a sua acção não depende de reciprocidade. Tolerância é recíproca por definição; a mansidão não exige que o outro retribua.
No texto "Elogio da Mansidão", Norberto Bobbio escreve assim a certa altura: «Como toda a virtude se define melhor tendo presente o vício contrário, o contrário de mansidão, no sentido em que se diz ‘pena mansa’, é severidade, rigor — pelo que ‘mansidão’, nesta acepção, pode também ser traduzida por ‘indulgência’. E não é certamente este o significado que adoptei nesta minha apologia.» Diz que a Tolerância é um contrato e dura enquanto dura o contrato, a Mansidão é uma dádiva e não limite de prestabilidade.
Sim, são interessantes propostas de reflexão. Estaremos sempre necessitados de alargar os nossos pensamentos à volta da Tolerância e de outros conceitos, tanto afins como opostos. Guardo esta estação na lista das estações a revisitar.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس
Sem comentários:
Enviar um comentário