terça-feira, setembro 23, 2025

#TOLERÂNCIA268 - AI, QUEM ME DERA O FIO DE ARIADNE!

 #TOLERÂNCIA268 - AI, QUEM ME DERA O FIO DE ARIADNE!

A partir de hoje, bastam-me números de dois dígitos para falar das etapas que me faltam até ao lugar de chegada da viagem.

Não preciso dum fio de Ariadne para os passos que faltam, já que não vou voltar para trás, mas às vezes sinto-me na iminência de perder o norte das ideias e nessas alturas tenho vontade de ter o fio comigo e ir desenrolando-o. Hoje é um desses dias: o Minotauro é a cada vez mais agressiva e, a um tempo, descarada e sofisticada guerra de informação dos poderosos da Política, do Dinheiro e da Guerra; os 7 rapazes e 7 raparigas dos sacrifícios são todos os jovens estudantes das escolas; o Teseu são os professores — portanto, eu também —; a Ariadne é a lucidez do Pensamento Crítico que por vezes me sinto prestes a perder de vista.

O Fio de Ariadne de que eu aqui falo é, no fundo, o simbólico fio condutor da liberdade, da iniciativa e da acção, aquele ponto que é lugar, que é momento e que é decisão de tolerar ou não tolerar — sem perder o norte, sem perder a orientação do caminho.

Na série documental que conta o salvamento dos rapazes e do seu treinador na gruta tailandesa, foi tecido um fio de Ariadne para orientar o salvamento de todo o grupo, um a um. No último salvamento, o da criança mais pequena, a trama atinge o paroxismo num momento em que o médico-nadador larga o fio e durante alguns segundos nós, os espectadores, observamos com angústia os gestos em que ele desesperadamente procura agarrá-lo outra vez. (Bem, será mais razoável pensar que ele não terá procurado recuperar o fio com desespero, mas com um autocontrolo bem dominado. O desespero está certamente bem mais no sentir do espectador, que se sente bastante desamparado) O momento era absolutamente crítico, tudo se alinhava cada mais contra o objectivo de salvar também aquela criança. Finalmente o dr. Richard Harris consegue recuperar o fio. Que alívio para todos!

Que tarefa hercúlea as guerras de informação, a contra-informação e a desinformação hoje em dia

exigem aos professores! O que podem os professores fazer? Na minha opinião, têm de se multiplicar nas escolas os grupos de discussão nas escolas: discutir conteúdos de aprendizagem, discutir estratégias pedagógicas, discutir consistência da informação científica, discutir ideologias. Tudo com muita tolerância, ouvindo mais do que falando; e sem exigir a necessidade de consensos.

Não, na Educação ninguém vai lá sozinho, e quem decide acerca do trabalho dos professores e acerca da cultura e dos ambientes de aprendizagem nas escolas tem de ter a coragem e a determinação governativa para fazer empenhar as equipas de professores neste importantíssimo trabalho de reflexão crítica acerca da informação e dos conteúdos de aprendizagem.

#tolerância#tolerance#Tolerancia#tolérance#tolleranza#toleranz#tolerantie#宽容#寛容#관용#सहिष्णुता , #סובלנות#हष्णत#Ανοχή#Hoşgörü#tolerans#toleranță#толерантность#التس 

Sem comentários:

Enviar um comentário