#TOLERÂNCIA360 - A TOLERÂNCIA E OS LÍDERES POLÍTICOS E RELIGIOSOS
A véspera de Natal está cheia de mensagens de Paz, Amor e Fraternidade. Fiz umas buscas na Net e confirmei o que apontei na estação de ontem: Tolerância é praticamente só a de ponto. E esta já é muito boa! É que as pessoas andam a trabalhar demais, há muito que em intensidades que não são amigas da saúde mental, do bem-estar pessoal e do salutar convívio das pessoas umas com as outras e com as coisas das culturas humanas.
Os 'chatbots' desenrascaram-se com o pedido que fiz a vários deles e disseram-me (sim, vários) que não tinham praticamente nada, mas que os tais discursos dos líderes políticos e religiosos que eu queria falavam dos "pilares da tolerância".
Para já, em jeito de parêntesis, posso dizer que 2 dos 'chatbots' "corrigiram-me" e disseram-me que não existe nenhum papa Leão XIV, o último Leão foi XIII e o actual papa se chama Francisco, eh, eh, eh...
Voltando aos pilares, mais uma vez o Gemini (que foi um dos que me disse que o actual Papa se chama Francisco, mas eu, tolerantemente, corrigi-o) foi o que me deu a resposta que mais me agradou. Vou resumi-la, para o escrito não ficar muito grande.
Curiosamente, os autores mais destacados pelo Gemini (e por outros 'chatbots') foram o Papa Leão XiV (já disse, com as minhas correcções!) e... pois é, o Jorge Pinto, candidato presidencial pelo Livre.
Quanto aos pilares, o Gemini resumiu-os falando em "diversidade" e "alteridade"; "Portugal da diversidade e da pluralidade", "todas as cores", "fazer as pazes"; "alteridade" E O Gemini remata que «Estes pilares sugerem que a tolerância, no contexto actual, deixou de ser apenas "suportar o outro" para se tornar uma acção ativa de construção social», que tem 4 pilares: o Pilar da Alteridade (Reconhecimento da Dignidade), o Pilar do Pluralismo e da Inclusão (Diversidade como Activo), o Pilar da Coexistência Democrática (A "Paz no Dia Seguinte") e o Pilar do Acolhimento (Combate à Indiferença).
São estimulantes estas coisas dos 'chatbots', estimulantes porque nos ajudam a pensar, é claro, temos de ser sábios a usá-los. De resto, mais uma vez consegui coleccionar material para uma boa sessão de trabalho de grupo sobre a Tolerância. Valeu a pena a busca na Net; e, como disse, deu também para voltar a lembrar o cuidado que temos de ter com as "certezas" e as "verdades" da Inteligência Artificial. Ainda virá o dia em que a IA se justificará, tentando dar mostras de humor (para já, não tem nenhum, o humor é demasiado humano), dizendo-me que «Errar é humano», eh, eh, eh.
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس












