terça-feira, janeiro 01, 2013

1 DE JANEIRO, DIA MUNDIAL DA PAZ.

1 DE JANEIRO, DIA MUNDIAL DA PAZ.
Ontem, ao despedir-se oficialmente de 2012, o Papa Bento XVI pediu mais espaço para o silêncio e as boas notícias, o que encaixa bem com a minha opção de destacar nos meus "momentos marcantes" de 2012 apenas os momentos positivos.
Hoje, na mensagem do Dia Mundial da Paz, Bento XVI fala das "crescentes desigualdades entre ricos e pobres", no "predomínio duma mentalidade egoísta e individualista" e no "capitalismo financeiro desregrado". Sim, concordo. Penso que a solidariedade é o único caminho que vale a pena percorrer; mas temos de ser sempre firmes com quem todos os dias o contraria, como é o caso de tantos governantes, do mundo e do nosso País.
É, seguramente, um caminho duro, cheio de obstáculos e oposições; mas - repito - é o único que vale a pena.
Da minha janela, o nascer do sol trouxe-me uma invulgar neblina sobre o Tejo, que não me deixou ver o aparecimento do astro rei. Mas eu sabia que ele estava lá e que surgiria por detrás das nuvens das aparências que toldam a nossa visão. Não será isso que o caminho da solidariedade nos pede? A confiança no que está para além do que estamos a ver agora? Ou melhor, do que não nos deixam ver agora?

Curiosamente, a minha querida amiga Maria Céu Barrosa, acabou de me mandar este vídeo muito interessante. É ou não verdade que as coisas estão lá, para além da neblina que as esconde? Sobre as dinâmicas e os mecanismos psicológicos subjacentes e em jogo, falarei deles aos meus alunos em próxima aula. Bjnh, Maria do Céu!
David Garibaldi: Jesus Painting from Thriving Churches on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário