terça-feira, novembro 24, 2009

Dia do Patrono na Escola Secundária Eça de Queirós

Sinto muita alegria e sinto-me muito honrado por participar na organização deste evento.
Aqui, neste meu espaço pessoal, quero saudar com muito carinho o Zé Geadas, a criança/jovem prodígio que teve o jeito de me "prender" a "palmos de gente" tão entusiásticos e interessantes, que nos põem os sentidos e a curiosidade absolutamente dedicados ao encanto que são as capacidades humanas em desenvolvimento e expansão em gente assim pequena.

Conto trazer o Zé à minha escola ainda neste ano lectivo, nem que tenha de ir "roubá-lo" um dia à escola dele!...

No próximo dia 25, será com uma emoção muito especial que receberei o Miguel Guerreiro na sessão festiva da Escola, escola que este ano tem a particularidade de fazer a inauguração oficial das suas novas instalações.

Lá de longe, de Macau, o pequeno Marc Yu falará connosco através da Internet e, se calhar, vamos ouvi-lo dizer que virá à nossa Escola ainda durante este ano lectivo.

Na verdade, são as potencialidades humanas, o entusiasmo e a paixão de aprender e ser-se cada vez melhor que estas crianças expressam tão bem (e que estão sempre presentes na forma de capacidades escondidas em todas as crianças) que são a razão de ser do empenho sério - e apaixonado também - de tantos professores nas escolas.

Quando a gente os vê a expressar os seus dons, as suas aprendizagens - êh, pá! - é tão saboroso o que a gente sente cá dentro!...

São estes e os outros"putos" que fazem os professores esquecer tantas contrariedades, tantos escolhos ao seu trabalho. São eles que põem os professores a dizer em coro, como Fernando Pessoa, que "o melhor do mundo são as crianças".

Entretanto, a sessão será exclusiva aos membros da Escola (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários) e a alguns convidados. Infelizmente, mesmo que estejamos todos muito contentes com o novo auditório, o espaço é limitado. Se todos os alunos quiserem estar presentes... bem, vai ser complicado...



Sem comentários: