domingo, novembro 08, 2009

Pode haver igual, mas mais intenso não há! Seguramente!

Nas fotografias publicadas na rubrica "Your shot - Daily Dozen" da National Geographic, da primeira semana de Novembro, aparece uma fotografia (que eu bem gostaria de publicar aqui!) de Matt Townsend, que tem a seguinte legenda:

November 6, 2009
While traveling through the mountain countryside of Bali, Indonesia, I stopped for a quick break by a waterfall. Soon young Balinese boys were eager to have their pictures taken jumping off a waterfall. I happily obliged and came away with this shot of a youngster enjoying the warm day.

Tendo em conta o que por esta altura falo nas aulas de algumas das minhas turmas, à volta dos processos cognitivos, afectivos e motivacionais, esta fotografia é notável!...
Esta fotografia pode ser a fotografia de uma vida.
Não volta a haver no mundo um momento, um instante assim! E aquilo que ficou assim gravado para a eternidade é mesmo apenas um instante! Nada mais!
É o exemplo perfeito da harmonia do corpo e do espírito, a fazer lembrar a velha máxima da "Mente sã em corpo são".
Naquele instante - único, inigualável -, aquele rapazinho, que bem poderá ser uma criança de vida bem triste e sofrida, é seguramente a criança mais deliciada do mundo e o seu corpo, mesmo que franzino, tem toda a beleza do que só o que é espontaneamente natural pode ter.
O equilíbrio técnico da fotografia dá ênfase à posição perfeita do corpo do rapazinho; e o corpo, por sua vez, parece simplesmente reflectir o prazer intenso que o jovem ser saboreia, seguramente esquecido de tudo o mais que no mundo existia naquele instante.
Alguns de nós gostariam de ter sido espectadores directos ou o fotógrafo daquele momento, como é o meu caso.
Felizes daqueles que podem contar na sua experiência pessoal com um instante assim. Também a este grupo pertenço, por bênção, seguramente; se calhar, também por esforço; e oportunidade, claro, mesmo que inesperada.

Não se deixe de ver a fotografia (clicar no título deste apontamento).

Sem comentários:

Enviar um comentário