quinta-feira, junho 04, 2009

Muito obrigado, Zé Geadas!

Deixei assim escrito, há momentos, no blogue do Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, e no blogue do Grupo Jovem de Rios de Moinhos, também:

O "Fadinho Serrano" da Amália Rodrigues diz que "lá na minha terra há bons cantadores e boas cantadeiras".

Na minha opinião, que já tive a felicidade de ouvir a voz bem motivada do Zé, bem pertinho de mim, bem ao vivo, o Zé é bem mais do que um magnífico cantador de fado e de outras cantigas.

Pessoalmente pude testemunhar, bem longe do seu Rio de Moinhos, o amor e o encanto que ele tem pela sua terra e pela cultura da comunidade a que pertence. Já vi brotar-lhe das mãos, como que por magia, a deliciosa figuração de uma ceifeira alentejana, feita da delicadeza de uma papoila e outros pequenos farrapitos do campo. Deliciosa era a ceifeira e deliciado estava o rosto do Zé a mostrá-la a quem estava ao pé dele.

Para quem, como eu, se ocupa há mais de 30 anos com a expressão da inteligência e a expressão dos afectos das crianças e dos jovens, é um prazer muito grande vê-lo a cantar, a brincar e a conviver.

Não quero fazer comparações em que ponho uns dos participantes do concurso mais acima e outros mais abaixo. Todos os que participaram no concurso da TVI são tesouros muito valiosos!

Mas, não posso também deixar de dizer que, na minha opinião, foi com o Zé que todo o País pode ver a vitalidade das diversas dimensões da vida de uma criança ou de um jovem: a alegria dos seus sonhos; a cumplicidade com os seus amigos, os mosqueteiros dos New Baxter, "um por todos, todos por um"; a fraternidade gaiata com o seu irmão; a presença benevolente e solidária dos seus pais; o entusiasmo envolvente dos seus patrícios; a valorização e o cumprimento assumido e responsável das suas obrigações escolares.

Além de tudo isto, o Zé trouxe-me novos amigos, que me apetece conhecer melhor, não é amigo Norberto?

A poetisa Florbela Espanca tinha mesmo razão, Zé: o ver o teu olhar, o ver a tua vida, faz bem à gente!

Neste blogue apareces várias vezes a dizer-nos obrigado.

Agora é hora de sermos todos nós a dizer-te, todos juntos, com força para te acordar da mais rija das tuas sestas...

ZÉ GEADAS, MUITO OBRIGADO! MUITAS FELICIDADES PELA TUA VIDA FORA!

Sem comentários: