quinta-feira, maio 09, 2013

DIA DA EUROPA. HINO EUROPEU.

Hoje é o Dia da Europa, por determinação dessa estrutura supranacional que agora tem o nome de "União Europeia".
Tenho tido o privilégio de participar em encontros internacionais de estudantes e professores, os quais, com jogos, brincadeiras, passeios, visitas de estudo; e também com momentos muito sérios de trabalho, têm procurado vencer estereótipos, preconceitos e outras coisas que nos fazem estabelecer diferenças e ser injustos uns com os outros.
Ainda ontem afirmei na escola que só conseguiremos, algum dia, conhecer verdadeiramente alguém se olharmos esse alguém diretamente nos olhos, face a face.
Disse isto ontem a propósito da relação entre os homens e os lobos; e afirmo-o com a mesma convicção a propósito da relação dos homens, uns com os outros.
Disse também ontem, logo depois, que só amamos o que conhecemos.
Mas onde eu quero chegar agora é a dizer que o que notei que se mantém como menos claro nesta relação entre os alunos alunos - por responsabilidade clara dos professores! - é a ideia da LETRA do hino europeu. Já vi, numa escola francesa, o hino OFICIAL da União Europeia ser tocado, pondo os miúdos a cantar, EM LÍNGUA ALEMÃ, os versos que Schiller criou para o quarto andamento da 9.º sinfonia de Beethoven.
Ora bem, o hino europeu não tem letra, não tem versos, só tem melodia!
Como diz a página oficial da UE na Internet, "Sem palavras, utilizando apenas a língua universal da música, este hino exalta os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade." (ver aqui: http://europa.eu/about-eu/basic-information/symbols/anthem/index_pt.htm)


Without words, in the universal language of music, this anthem expresses the European ideals of freedom, peace and solidarity.
video

Sem comentários: