#TOLERÂNCIA304 - TOLERÂNCIA E ACOLHIMENTO NA ESCOLA
Tenho a certeza, não apenas a convicção, de que vou voltar à estação a que cheguei ontem, nos 60 dias que faltam para esta viagem acabar. O dia de hoje, em que voltei à escola para continuar a passagem de testemunho dos projectos em que estive envolvido e para arrumar os pertences, foi especialmente significativo no que diz respeito à atitude de acolhimento, de bom acolhimento nas escolas. Assim, por causa desta certeza, não vou expandir o texto de hoje, o tema vai a aparecer aqui. Acredito firmemente em que a Tolerância é a base do bom acolhimento.
Apetece-me dizer também, como Martin Luther King, «I have a dream...»
«Na nossa escola, o acolhimento é coisa séria — mas também tem piada! Às vezes tem mesmo muita piada... Logo à entrada, ali ao portão, alguém da Direcção recebe-nos sempre com um sorriso (e, quando há sorte, com bolachinhas; o café, sim, subamos ao bar, ele está lá quentinho à nossa espera). Da Direcção são tão bons a acolher que até os papéis burocráticos que o Ministério da Educação impõe aos professores parecem menos assustadores.
»Entre professores, o espírito é de camaradagem: há sempre quem empreste uma caneta — há sempre um que, entre o rigor de linguagem e o divertimento, diga "Caneta mesmo? É que só tenho esferográfica, serve?" —, quem ofereça um quadradinho de chocolate na hora da correcção dos testes, e quem partilhe as melhores estratégias para "domar" uma turma mais barulhenta. A sala de professores é quase um consultório de terapia colectiva — com gargalhadas incluídas, é que a forma essencial de terapia é a que os indianos usam muito: o riso.
»E com os alunos? Bem, o acolhimento vai do “Bom dia, queridos alunos!” caloroso ao “Fizeram os
trabalhos de casa? Quem não fez, tenho a certeza de que tentou, mas valores mais altos se levantaram! Não há problema, podem trazer na próxima aula.” Tudo isto é dito com ar de quem acredita que, desta vez, a resposta será “Sim!...”, embora sabendo que um ou outro não aparecerá. Os professores conhecem cada olhar, cada desculpa criativa e, ainda assim, continuam a acreditar nos seus alunos, a chegarem-se-lhes com boa-fé e bom acolhimento.»No fundo, o segredo está em criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos — mesmo nas segundas-feiras, sobretudo as de frio e chuva. Porque quando há bom humor, respeito e um café quente, até a escola parece um bocadinho mais leve.»
O sonho vale para todas as escolas do Mundo!
#tolerância, #tolerance, #Tolerancia, #tolérance, #tolleranza, #toleranz, #tolerantie, #宽容, #寛容, #관용, #सहिष्णुता , #סובלנות, #हष्णत, #Ανοχή, #Hoşgörü, #tolerans, #toleranță, #толерантность, #التس

Sem comentários:
Enviar um comentário