terça-feira, maio 21, 2019

EUROPEUS E REFUGIADOS; E REFUGIADOS EUROPEUS DENTRO DA PRÓPRIA EUROPA

ESPLENDOR E SOMBRA SOBRE A EUROPA, 8/12

EUROPEUS E REFUGIADOS; E REFUGIADOS EUROPEUS DENTRO DA PRÓPRIA EUROPA

No último capítulo do seu livro de memórias (dramaticamente chegadas ao momento do suicídio,
levado a cabo com a esposa), significativamente titulado "A Agonia da Paz", Stefan Zweig fala do tempo em que, já a fugir do ambiente que germinava a 2.ª Grande Guerra, se encontrava em Inglaterra.
«A queda da Áustria levou a uma alteração na minha vida privada, que comecei por considerar como absolutamente insignificantee meramente formal: fez.me perder o passaporte austríaco e tive de solicitar às autoridades inglesas a sua substituição por um papel branco, um passaporte de apátrida.»(1)

A estranheza, o absurdo em que se sentia, fá-lo escrever assim um pouco mais à frente:
«De um dia para o outro, voltei a descer mais um degrau. Ontem ainda hóspede estrangeiro e, por assim dizer, um gentleman que aqui vivia dos seus rendimentos internacionais e pagava os seus impostos, e agora um emigrante, um refugee. Tinha resvalado para uma categoria inferior, embora não desonrosa.»(2)
É, pois, já quase num aviso histriónico às novas gerações, Stefan Zweig se esforça para deixar claro na cabeça de todos:
«[…] Antes de 1914, a Terra era de todos. Cada um ia para onde queria e ficava o tempo que quisesse. Não havia autorizações, permissões, e divirto-me sempre ao ver o espanto dos mais jovens quando lhes conto que antes de 1914, andei pela Índia e pela América sem passaporte e sem nunca ter visto sequer um passaporte. Uma pessoa entrava num meio de transporte e apeava-se sem perguntar nada e sem que nada lhe fosse perguntado; das centenas de papéis que hoje são exigidos, não era preciso preencher um único. Não havia nem permits, nem vistos, nem maçadas; as mesmas fronteiras que, devido à desconfiança patológica de todos contra todos estão hoje transformadas numa barreira de arame farpado, com funcionários alfandegários, polícia, postos da guarda, não eram mais do que linhas simbólicas que se atravessavam com a mesma descontração com que se passa o meridiano de Greenwich. Só depois da guerra é que o mundo se viu abalado pelo nacional-socialismo, e o primeiro fenómeno visível desta epidemia espiritual do nosso século foi a xenofobia: o ódio ao outro ou, pelo menos, o medo do outro. Em todo o lado as pessoas protegiam-se do estrangeiro, em todo o lado ele se via excluído. Todas as humilhações outrora criadas exclusivamente para os criminosos eram agora infligidas ao viajante antes da viagem e durante a viagem. Uma pessoa tinha de se deixar fotografar do lado direito e do lado esquerdo, de perfil e de frente, com o cabelo tão curto que deixasse a orelha à vista; tinha de tirar as impressões digitais, primeiro só do polegar, depois de todos os dez dedos e, além disso, de apresentar certificados, certificados de saúde, de vacina, de boa conduta, boas referências, tinha de poder apresentar convites e endereços de parentes, tinha de oferecer garantias morais e financeiras, de preencher e assinar impressos em triplicado, em quadruplicado, e se faltasse um único elemento nesta pilha de folhas, estava tudo perdido.
Todas estas coisas podem parecer ninharias. E à primeira vista, pode até parecer niquento da minha parte mencioná-las. Mas foi com estas “ninharias” absurdas que a nossa geração desperdiçou absurdamente um tempo precioso e irrecuperável.»(3)
Teremos nós noção do essencial valor desta liberdade pessoal perdida? De quanto vale o que temos, e do que estamos em risco de perder? Seria, ainda há poucos meses, imaginável para nós pensarmos que voltaríamos -  como já está outra vez a acontecer aos portugueses! - a necessitar de um visto para entrar no Reino Unido?
________________________
(1) “O Mundo de Ontem, recordações de um europeu”, de Stefan Zweig (1942), publicado pela Assírio & Alvim, reimpressão de 2017, p. 375. 
(2) “O Mundo de Ontem, recordações de um europeu”, de Stefan Zweig (1942), publicado pela Assírio & Alvim, reimpressão de 2017, p. 476. 
(3) “O Mundo de Ontem, recordações de um europeu”, de Stefan Zweig (1942), publicado pela Assírio & Alvim, reimpressão de 2017, pp. 377-8. 

Sem comentários:

Enviar um comentário