quarta-feira, março 03, 2010

O que é a educação - 02

Jamie Barry tinha a Terra do Nunca. Era uma coisa muito dele.
Eu tenho uma coisa muito minha: o meu Olimpo de Gente Grande, que muito me ensinam, que muito me inspiram.
Uma das gentes que mais recentemente lá guardei foi Randy Pausch. Outra que já há muito tempo lá se encontra é a minha irmã, a quem dediquei, na minha tese de mestrado o seguinte texto:

Dedicatória

Um dia, há muitos anos,
uma menina estava na sala de aula a trabalhar e teve sede.
Pediu à professora que a deixasse ir beber água,
mas a professora, que constantemente a censurava
pelo seu fraco trabalho escolar, não deixou.
Outra menina, sua colega, concentrada no seu trabalho, levantou a cabeça
e deu atenção ao que se estava a passar entre a professora e a outra menina.
Ela era uma aluna com muito melhor aproveitamento que a menina que tinha sede.
Pouco depois, disse à professora que estava aflita
e pediu à professora que a deixasse ir lá fora fazer xixi.
Quando a menina voltou,
aflitivamente, tropegamente, coitadita!,
tentava conservar na concha das suas mãozitas,
umas gotas de água
que queria dar a beber à colega que tinha sede.
Essa menina, de mãos de fada,
que, naquele gesto, mostrou saber intuir
o mais profundo valor que a escola deve fazer existir,
é minha irmã.
A ela dedico este trabalho.



Sem comentários:

Enviar um comentário